quarta-feira, 28 de abril de 2010

Meu prato preferido

Frango com palmito.

Listo os ingredientes, mas sem medidas:

Frango inteiro, palmito fresco (muito), cebola (muita), alho (muito), sal, óleo, salsinha, cebolinha, caldo de galinha, e demais temperos que quiser!

Limpar o frango e deixar de molho em água com meia xícara de vinagre e 2 a 3 limões por 1 hora (isso tira o cheiro, o ranço de frango abatido!). Escorrer , lavar os pedaços e em seguida apertar com a mão(forte, mas sem deixar sair pedacinhos de frango por entre os dedos...) para tirar toda água. Temperar com sal, alho e pimenta (claro, os melhores temperos do mundo). Refogar com óleo, deixar dourar e ir pingando água (bem pouco) para não grudar. Tirar o frango da panela e reservar (tampe para não deixar bichinhos pousando na sua comida).
Na mesma panela (sim, para pegar aquele gostinho da borra... hummmm!)colocar cebola ralada, alho amassado e deixar dourar. Colocar água quente e um cubo de caldo de galinha e deixar ferver. À parte, aferventar (somente em água mesmo)o palmito fresco picado em pedaços regulares (fica mais bonito e o cozimento não altera de um pedaço pra outro). Escorrer.
Refogar cebola ralada com alho na manteiga e outros temperos (mais cebola, mais alho!!!). Colocar o frango no caldo que já estava fervendo, acrescentando o palmito que já estava refogado. Deixar ferver um pouco (pouco, pois o palmito não pode desmanchar) para pegar o gosto do frango e, na hora de servir colocar cebolinha e salsinha.

* A Cleusa cozinhou ao lado de minha avó por cerca de 25 anos. Lembrei dela hoje, pois tive uma vontade louca de comer esse frango. Em seguida, lembrei que minha mãe uma vez tinha me enviado essa receita. Achei que algumas partes careciam de observações...

Vai para quem gosta de acabar chupando os ossos!

0 comentários:

About Me

Minha foto
Sou cantora. Vezes compositora, vezes professora, vezes cozinheira. Gosto de crianças e idosos. Me apaixono e desapaixono na mesma intensidade. Escrevo para não acumular na cabeça o que penso ou fantasio. Construo: tijolo, massa, tijolo, massa, tijolo, massa, tijolo...

Seguidores